Imprimir Enviar email

A Religiosidade em Portugal

A Religiosidade Popular em Portugal e Algumas das suas Expressões Culturais Imateriais. Loas, fogaças, ex-votos, música e repertórios tradicionais.

9 de fevereiro de 2017

Casa de Cultura D. Pedro V, Mafra

 

Constituíndo um dos elementos mais significativos da identidade cultural, a religiosidade popular continua a revelar presentemente grande vitalidade e a afirmar-se como uma das principais manifestações da cultura e do património imaterial português.

Com esta conferência pretendeu-se partir da sua caracterização geral (passado/presente) para um enfoque mais específico de algumas das suas intrínsecas facetas (frequentemente consideradas irrelevantes, inexistentes ou até mesmo desligadas das práticas religiosas), tentando deste modo, compreender melhor, quer a sua integralidade, quer a sua complementaridade e o seu real papel no contexto dos cultos populares ou das festividades religiosas tradicionais.

Com a atenção centrada nas recitações poéticas das crianças em louvor do orago local, na alimentação simbólica festiva, no painel gratulatório ou noutros suportes narrativos da miraculosa situação vivida e na intervenção musical instrumental ritual, procura-se destacar a diversidade e a complementaridade dos atos que formam estas tradicionais e cíclicas práticas populares, contribuindo assim para uma visão mais objetiva e atual da religiosidade popular no nosso país.

                                                                                                                                                                         Luìs Marques

 

Ver programa aqui



Oradores - Lucília-José Justino, Moisés Espírito Santo, Luís Marques, Maria do Rosário Pestana e Manuel J. Gandra.

Desenvolvido por: Sistemas do Futuro