Imprimir Enviar email

Brasil

- Capoeira

 

A capoeira é uma prática cultural multifacetada. Ao mesmo tempo que é luta, é também dança, compreendida como folclore, como desporto e até como arte.
 
A roda é onde acontece o jogo. Duas dimensões estão sempre presentes: o lado lúdico da festa, da brincadeira, e o outro, da resistência, da reação contra o sistema opressor. Os capoeiristas cantam, batem palmas, tocam instrumentos percutivos. Os movimentos exigem destreza. Podem ser subtis, vigorosos e até acrobáticos. A beleza e energia da música e dos movimentos conquistam e seduzem os participantes e o público.
 
A roda de capoeira é um espaço profundamente ritualizado, congrega cânticos e gestos que expressam uma visão do mundo, uma hierarquia, um código de ética e que revela o companheirismo e solidariedade.
 
O título que agora ostenta é o reconhecimento da relevância de uma das mais expressivas manifestações da cultura brasileira.
 
 

- Círio da Nazaré

 

O Círio de Nazaré, com origem na tradição religiosa portuguesa (Nazaré e territórios contíguos), tem o seu ponto alto na grande procissão anual que no 2.º domingo de outubro reúne mais de um milhão de pessoas.
 
O Círio que faz parte do imaginário da identidade cultural do paraense extrapola fronteiras religiosas e congrega em cada ano um número cada vez maior de pessoas da região, de outros Estados e de outros países. Mas o Círio de Nazaré é, na verdade, um complexo ritual que se estende para além da grande procissão.
 
A transmissão dessa prática cultural tradicional realiza-se no seio das famílias, quando os pais assistem ou participam nos festejos acompanhados pelos seus filhos pequenos e adolescentes.
 

- Frevo

 

O Frevo é uma expressão artística de música e dança, praticada principalmente durante o carnaval de Recife, capital de Pernambuco. O ritmo frenético e potente da sua música, executada por bandas militares e charangas, baseia-se na fusão de géneros como a marcha, o tango brasileiro, a contradança, a polca e a música clássica.

 

- Expressões orais e gráficas dos Wajapis

 

Os wajapis, que pertencem ao grupo etnolinguístico tupi-guarani, são uma população indígena do norte da Amazónia. Os 580 membros que atualmente compõem essa comunidade vivem em cerca de 40 aldeias, agrupadas num território protegido do Estado do Amapá, no noroeste da região norte do Brasil.

Os wajapis têm uma tradição ancestral que consiste em utilizar tinturas vegetais para adornar, com motivos geométricos os seus corpos e outros objetos. Com o passar dos séculos, os wajapis desenvolveram uma linguagem única, uma combinação de arte gráfica e verbal, que reflete a sua visão particular do mundo e pela qual transmitem os conhecimentos essenciais da vida da comunidade.

 

- Samba de Roda

 

O Samba de Roda é um acontecimento popular festivo que combina música, dança e poesia. Surgiu no século XVII, na região do Recôncavo no Estado da Bahia, e tem origem nas danças e tradições culturais dos escravos africanos. Além disso, contém elementos da cultura portuguesa, como a língua, a poesia e alguns instrumentos musicais.

 

- Yaokwa

 

- Museu vivo do Fandango

 

- Chamada pública de projetos do Programa Nacional do Património Imaterial

 

- Elementos do Brasil inscritos nas listas do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO

Desenvolvido por: Sistemas do Futuro