Imprimir Enviar email

Caretos de Podence comemoram 2 anos de Património Cultural Imaterial da Humanidade

Caretos de Podence comemoram 2 anos de Património Cultural Imaterial da Humanidade

 


Os Caretos de Podence, em Trás-os-Montes, vão chocalhar pela aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros no dia 12 de dezembro, para comemorar o segundo aniversário do reconhecimento como Património da Humanidade.
A distinção chegou a 12 de dezembro de 2019 e, dois anos depois, a Associação Grupo de Caretos de Podence e a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros elaboraram um programa para assinalar a data, como informa a associação, em comunicado.
A manhã de domingo começa com uma visita à feira tradicional de Podence e a experiência "Pinta a Tua Máscara".
A tarde será preenchida nesta aldeia do distrito de Bragança com animação de rua a cargo de gaiteiros e com os Caretos a chocalhar o património, assim como o descerramento de uma placa comemorativa do segundo aniversário do Património da Humanidade.
O programa inclui ainda uma visita aos murais que têm sido pintados nesta localidade e que têm tornado "Podence na aldeia mais colorida de Portugal", com o garrido dos caretos e outros motivos nas fachadas das casas.
O vermelho, verde, amarelo e preto dos fatos e das máscaras e as endiabradas criaturas são uma presença constante num passeio pela aldeia de Macedo de Cavaleiros, mas também caras conhecidas localmente e a nível nacional, como o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Os Caretos de Podence marcam a folia de Carnaval no Nordeste Transmontano com coloridos e farfalhudos fatos, máscaras de ferro ou lata, chocalhos à cintura e um pau para amparar as tropelias.


Fonte: SAPO

 

Voltar

Lista de notícias

Desenvolvido por: Sistemas do Futuro