Imprimir Enviar email

Dia 11.12.2021 - Videoconferência VIOLAS TRADICIONAIS PORTUGUESAS - Cordofones em Vias de Extinção?

Dia 11.12.2021 - Videoconferência VIOLAS TRADICIONAIS PORTUGUESAS - Cordofones em Vias de Extinção?

 


 

No próximo sábado, dia 11 de dezembro, às 14.30 através da plataforma Zoom todos os interessados podem aceder à videoconferência pelo seguinte link:

https://us02web.zoom.us/j/89574206885?pwd=aGZnK3hIdU5zQ1hBdDE3cEkxZDR3UT09

Com esta iniciativa pretende-se contribuir para um maior conhecimento atual desta importante faceta do património cultural imaterial português. Por intermédio de uma abordagem prática e teórica destes cordofones tradicionais, tentar-se-á aceder, quer às várias fases da sua construção e às suas características sonoridades, quer à apresentação de alguns exemplos respeitantes a reportórios tradicionais, sem esquecer ainda certos estudos científicos alusivos em curso. Para isso, foram privilegiados três âmbitos: construtores, tocadores/instrumentistas e investigadores.

Assim, colocam-se de imediato algumas interrogações: como sobrevivem hoje as violas campaniças, braguesas, beiroas, amarantinas, toeiras, micaelenses/terceirenses ou a viola de arame madeirense? Quem as constrói e quem as toca? Estarão algumas extintas ou em risco de extinção? O ensino especializado de música integra estes instrumentos musicais? Por que não houve e não existem presentemente violeiras? E a certificação atual que não constitui qualquer proteção legal mesmo assim, algo a manter e a generalizar? A formação dos certificadores garante a qualidade da avaliação em termos técnico-cientificos? Têm as novas gerações conhecimento da existência destas violas de arame? E como decorre atualmente a investigação neste tão específico domínio patrimonial? Enfim, quem protege e valoriza este inestimável Património Cultural Imaterial (PCI)? Perante o eventual declínio ou perigo de desaparecimento destes objetos musicais identitários, o que faz o Ministério da Cultura no que respeita à sua salvaguarda?


Luís Marques

 

Programa aqui e aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar

Lista de notícias

Desenvolvido por: Sistemas do Futuro