«Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Formalização do pedido de Inscrição da «Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
A Câmara de Valongo, a Junta de Freguesia de Campo e Sobrado e a Associação Casa do Bugio formalizaram um pedido de inscrição da «Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Em comunicado divulgado dia 20 de junho 2020, as três entidades adiantam que o processo resulta de uma parceria estabelecida com o «Centro de Estudo de Comunicação e Sociedade», da Universidade do Minho.
Celebrada no dia de São João, a 24 de junho, a «Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado» é apresentada pela Câmara Municipal de Valongo como «uma das maiores e mais genuínas tradições do país. O Largo do Passal é o palco principal das encenações das lutas entre Bugios (Cristãos) e Mourisqueiros (Mouros), pela posse de uma imagem milagrosa de São João Baptista», acrescentando serem «cerca de mil os participantes trajados com vestes de veludo colorido que dão cor e vida à tradição ancestral, que todos os anos atrai dezenas de milhares de visitantes».
Esta festividade está já classificada como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, pretendendo a autarquia uma maior valorização do evento com a sua inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e ainda na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).
Fonte: Porto Canal
Voltar