Imprimir Enviar email

Arquivo Nacional do Som. Equipa instaladora do projeto dá a conhecer o trabalho desenvolvido.

 


 

 

O Som é só uma onda de compressão que se propaga através de um qualquer material. O ouvido humano está especialmente adaptado à captação da movimentação das partículas de ar percebendo-a como som.
Este é o mecanismo básico em que assenta toda a produção e perceção de eventos acústicos, de som.

O som de um pássaro, de um vulcão, de uma rua ou de um bosque, uma entrevista, uma reportagem, um disco de um intérprete celebrado, uma gravação esquecida que não foi incluída no disco comercial com milhões de cópias vendidas, uma notícia transmitida que relata um evento aparentemente banal mas que virá a revelar-se determinante na história de um país... Todos constituem o património sonoro nacional.

O objetivo do Arquivo Nacional do Som será simples: Assegurar a preservação desses eventos acústicos, gravados num qualquer suporte, e disponibilizá-los a todos.

E muitos são os sons, uns reconhecidos como património central à identidade de um país ou de uma comunidade, todos fontes históricas e científicas. De todos eles tratará o Arquivo Nacional do Som.

Atualmente existem mais de 400 instituições espalhadas pelo mundo com a missão de preservar o património sonoro, calculado muito genericamente em mais de 75 milhões de fonogramas nos mais diferentes suportes. Neste preciso momento, 15 milhões de pessoas subscrevem dois serviços de distribuição de conteúdos exclusivamente musicais. Só através de um desses sites, mil milhões de horas são vistas a cada dia e 500 horas de conteúdos são carregadas a cada minutos...São muitos documentos a ser criados, e é preciso conhecê-los e fixá-los.

Ver mais em: http://arquivonacionaldosom.gov.pt/

 

Voltar

Lista de notícias

Desenvolvido por: Sistemas do Futuro