Carnaval: rituais, máscaras e identidade. Do Património Cultural Imaterial à cultura imaterial contemporânea.
Dia 1 Março 2019, 18h
Palácio Marquês de Pombal - Oeiras
MASTERCLASS TEÓRICO-PRÁTICA
SUMÁRIO
Abordagem do tema do Carnaval a partir de um enquadramento antropológico contextualizador das ritualidades populares imateriais. Com a participação do público será também efectuada uma performance contemporânea inspirada nestas práticas tradicionais. Será assim proporcionado um encontro teórico-prático onde, para além de exemplos da cultura ancestral, se alcançam exercícios de exploração de movimento, numa reapropriação criativa do imaginário colectivo. Animada pelas orientadoras, a masterclass terminará com uma breve tertúlia, enquanto momento reflexivo e integrador desta inédita experiência de aproximação a algumas das mais arcaicas manifestações que subsistem e que muito enriquecem a compreensão actual da identidade cultural portuguesa.
Luís Marques
CLARA SARAIVA
Investigadora Auxiliar do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, antiga Investigadora Auxiliar do extinto Instituto de Investigação Científica Tropical, e colaboradora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Foi também Professora convidada na Brown University (EUA, 2001-2002 e 2008) e University of California Berkeley (2013). É presidente da Associação Portuguesa de Antropologia, membro da Direcção da Ethics Task Force of the World Council of Anthropological Associations (WCAA) e membro do SIEF (International Society for Ethnology and Folklore). Tem várias publicações em revistas nacionais e estrangeiras, sendo autora, entre outras obras, da «Introdução» Festas e Tradições Portuguesas, 8 Vol.s, Círculo Leitores, 2002 e «Festa», in Enciclopédia da Música, CEEM/FCSH e Círculo de Leitores, Lisboa. 2010.
JOANA VEIGA
Antropóloga de formação, educadora pela arte, performer de movimento e terapeuta corporal. No âmbito interdisciplinar entre a antropologia e o movimento, co-orientou a comunicação «Critical Somatics: Movement and Sensorial Awareness in Social Dynamics», com Doerte Weig e orientou o workshop «?Kairos?: Práticas Perceptivas ? ao Encontro da Dinâmica Social Sensorial», no VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Co-orientou o workshop «Tension and Connectivity: Sensorial Awareness in Processes of Migration and Mobilities», com Doerte Weig, no SIEF Working Group «Migration and Mobility Meeting: Current Approaches to Migration and Mobility in Ethnology, Folklore and Anthropology» (Suíça). Co-criou o Núcleo de Pesquisa e Experimentação de Movimento Contemporâneo, com Miguel Bento (Espaço Evoé). Colaborou com a Fábrica das Artes - serviço educativo do Centro Cultural de Belém - desde a sua fundação. Foi contadora de histórias na Fundação do Gil (pediatrias hospitalares) e co-criou contos musicados, com Rini Luyks. Narradora de concertos comentados para público infantil (colaboração com Teatro Nacional de São Carlos). Criadora de solos de dança, apresentados em Portugal e no estrangeiro. Colaborou, como intérprete de dança, com o Teatro Ka, Companhia Amálgama, Companhia de Música Teatral, Atsuchi Takenouchi, Regina Frank (The Art is Present). Integra a peça de dança contemporânea «Ruído Branco», de Clara Marchana (pré-estreia no Centro Cultural Olga Cadaval, Novembro 2018). Desenvolve particularmente técnicas de consciência do movimento, improvisação e Butoh, assim como trabalho interdisciplinar entre diferentes artes performativas, com interesse na articulação entre as raízes culturais tradicionais e expressões de arte contemporânea.
ORGANIZAÇÃO: Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial
Voltar