Imprimir Enviar email

Sobreiro de Águas de Moura ganha o título da Árvore Europeia do Ano

Sobreiro de Águas de Moura ganha o título da Árvore Europeia do Ano

 


 

Um sobreiro (Quercus Suber) da freguesia de Águas de Moura (Palmela), conhecido como o «assobiador», que deve o nome ao som originado pelas inúmeras aves que pousam nos seus ramos, classificado como «Árvore de Interesse Público» desde 1988 e inscrito no Livro de Recordes do Guinness como «o maior sobreiro do mundo», passou a ostentar, em 21 de Março de 2018, o título da ÁRVORE EUROPEIA DO ANO.

A sua secular presença ali representa um espaço de identidade cultural, tal como é reconhecido pela UNESCO, que aponta os espaços culturais, os que constituem memória e identidade colectiva, como inestimáveis patrimónios imateriais a salvaguardar.

Ver:       https://www.jn.pt/nacional/interior/sobreiro-portugues-a-concurso-para-a-arvore-europeia-do-ano-9093194.html

https://viagens.sapo.pt/viajar/noticias-viajar/artigos/arvores-que-contam-historias-concorrem-a-arvore-europeia-do-ano-2018-ha-uma-portuguesa-entre-as-finalistas

 

Ver também:

O Sobreiro aprovado por unanimidade, na Assembleia da República como Árvore Nacional de Portugal,em 22 de Dezembro 2011. A sua instituição foi publicada no Diário da República, em 10 Fevereiro de 2012:

https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/sobreiro-arvore-nacional-de-portugal-2237795.html

https://www.apcor.pt/media-center/noticia/sobreiro-arvore-nacional/

 

 

 

 

 

 

Voltar

Lista de notícias

Desenvolvido por: Sistemas do Futuro