Imprimir Enviar email

Falecimento do Professor Doutor João David Pinto-Correia

 


ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL vem lamentar profundamente o falecimento do Prof. Doutor João David Pinto-Correia, Cofundador, ex-membro da sua Direção e um dos seus mais entusiásticos intervenientes.

Discípulo do Professor Manuel Viegas Guerreiro, na linha de José Leite de Vasconcelos, Teófilo Braga e Consiglieri Pedroso, veio a tornar-se um dos mais reputados especialistas da Literatura Oral Tradicional Portuguesa e a quem a Cultura, a Universidade e o Património Imaterial Português muito ficam a dever.

Foi Diretor da Revista Lusitana ? Nova Série e do Centro de Tradições Populares Portuguesas onde foi concretizado, sob sua orientação, o Arquivo Digital de Literatura Oral Tradicional. Os estudos de Literatura Oral Tradicional (LOT), para além dos numerosos artigos, devem-lhe uma proposta de classificação de géneros que os seus alunos aplicaram e que tornam hoje inestimável o património imaterial entretanto recolhido.

Referência maior dos estudos de LOT, da Literatura juvenil, de Fernão Mendes Pinto, de Manuel Bernardes, foi também docente da Pós-Graduação em Património Cultural Imaterial, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, desde a sua criação (2011) até à atualidade.

Edificador de uma produção científica notável, de que a vasta bibliografia disponível nos dá um evidente testemunho, foi para nós uma honra tê-lo conhecido e usufruir do seu saber e da sua amizade, constituindo agora a sua memória um incontornável estímulo para se alcançar a melhor prossecução dos vastos objetivos desta Associação.

 

A Direção

20 Agosto 2018

 

 Falecimento do Professor Doutor João David Pinto-Correia 

João David Pinto Correia e Luís Marques pouco tempo antes do início daquela que viria a ser a sua última aula no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL (17 de Fevereiro de 2018).

Foto de Maria Matos.

 

Voltar

Lista de notícias

Desenvolvido por: Sistemas do Futuro