Imprimir Enviar email

Falcoaria Portuguesa
A FALCOARIA PORTUGUESA foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, no dia 1 de dezembro de 2016. Esta decisão que abrangeu igualmente mais 16 países, mostra bem a sua relevância patrimonial imaterial em vastas zonas do mundo. Note-se que esta prática tradicional já havia sido também reconhecida em mais de uma dezena de outros países.
 
A deliberação foi anunciada na reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que teve lugar em Adis Abeba, na Etiópia.
 
A candidatura portuguesa foi apresentada em 2015 pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (Santarém), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Falcoaria.
 
Ver UNESCO, LISTA REPRESENTATIVA DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE com o conjunto dos países (Emirados Árabes Unidos, Áustria, Bélgica, República Checa, França, Alemanha, Hungria, Itália, Cazaquistão, República da Coreia, Mongólia, Marrocos, Paquistão, Qatar, Arábia Saudita, Espanha e República Árabe Síria).

Uma das fotos de Falcoeiros que integraram a candidatura conjunta que veio a ser aprovada pela UNESCO em 2016.


Desenvolvido por: Sistemas do Futuro